AURA FESTIVAL

Light Atmospheres

AURA é sobre a Arte da Luz na vila de Sintra. A Luz como uma matéria, um meio e uma metáfora, alia-se ao fascínio ancestral que Sintra exerce sobre quem a escolhe, por destino ou circunstância. Acontecimentos artísticos em locais simbólicos transfiguram a noite e as memórias, criando um Caminho de Luz na Paisagem Cultural de Sintra.

Aura acompanha as comemorações do Ano Europeu do Património Cultural e apresenta um programa internacional que reflete a importância do património de Sintra e a sua ancestral capacidade de atração, projeções de video interativas e criação em tempo real e esculturas de luz in situ. 

As mais de uma dezena de obras apresentadas foram elaboradas a partir de referências locais como por exemplo arquivos fotográficos, relatos de histórias dos moradores ou a peculiar produção do vinho de Colares. 

Entre a partilha de experiências internacionais, a concretização dos projetos com a comunidade sintrense, e o assumir de boas práticas de intervenção no espaço público e no património cultural na vila, AURA vai criando um campo de ação, uma linguagem e uma comunidade de artistas, pensadores e amigos por todo o mundo.

Aura é a mistura perfeita entre a paixão pela pesquisa, o equilibrio de recursos, a sustentabilidade do impacto na paisagem e a inclusão do património cultural local (material e imaterial) na criação e prática artística.

AURA foi distinguido com o selo de “remarkable festival” 2017-2018 pela associação europeia EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe) devido ao seu compromisso artístico, abordagem inovadora, envolvimento da comunidade e compromisso europeu e internacional.