articaaura18


Créditos fotográficos: Hugo Grilo  hugogrilo.pt


ARTICA ASSISTED PERFORMANCE (Instalação interativa)


  • Local: Foyer do Museu das Artes de Sintra

Processual

1. (adjectivo - Relativo a procedimento, modo ou método através do qual algo é desenvolvido, criado: princípios procedimentais).

2. (Seguindo determinado procedimento, método, modo próprio de fazer algo).

3. (O que se efectua ou realiza através de um procedimento preestabelecido).

Estamos cada vez mais rodeados de tecnologia, falta-nos tempo e disponibilidade mental para contemplar a natureza na sua plenitude. Participar na elaboração de um espaço natural, plantar uma árvore, sustentá-la e acompanhar o seu crescimento, são tópicos distantes para muitos de nós. Sentimos frequentemente o vazio da ausência de uma cultura de preservação da natureza, de cultivo sustentável, de desenvolvimento simbiótico. 

Esta intervenção demonstra a apossibilidade de uma contribuição positiva para a paisagem natural que poderá ser contemplada por todos. Os participantes são convidados a "plantar" uma série de elementos naturais, da maneira que desejarem. A tecnologia torna-se aqui uma parceira do planeamento florestal. Os participantes que desejem interagir podem usar os seus dispositivos móveis para se ligarem a uma rede privada, dispondo de um interface simples onde contribuem para a criação da paisagem. 

Conceito e Direcção Artística - Filipe Barbosa, Filipe Cruz, Guilherme Martins

3D Visuals - Filipe Barbosa

Programming (Assistant performer app) - Filipe Cruz

Programming (Unity Engine) - Ricardo Imperial


ARTICA CREATIVE COMPUTING


Artica é um espaço onde a criatividade, o design, a engenharia e a arte evoluem em conjunto, sem preconceitos. 

O resultado da investigação Artica em HCI (interacção Homem-Máquina) é materializado em contextos inexplorados, tais como: campanhas publicitárias, centros comerciais, teatro e instalações de rua, eventos sociais, exposições e eventos especiais.