Nasci, nasci, Error-43


  • Local: Quinta da Regaleira (Patamar dos Deuses)

Uma escultura biomimética de grande escala, da autoria do coletivo artístico Error-43, encerra o percurso da edição deste ano do AURA Sintra, na Quinta da Regaleira. O jardim prometido, a ilha no meio do caos aparente, presente na maioria das religiões oriundas do Mediterrâneo, é onde os seres humanos e os outros animais podem viver simbioticamente na natureza. Tendo esta sido transformada num topos danificado e não-contínuo, onde os nossos espaços cinzentos proliferam em detrimento dos processos naturais, constata-se a alteração de todos os ciclos conhecidos. Dever-se-á ao poder dos humanos sobre a natureza ou apenas ao medo? Medo do desconhecido, do incógnito e do estranho - medo de sermos nós parte integrante da natureza? Mas os medos tornam-se mitos e os mitos podem tornar-se dogmas. A casa de Adão no Paraíso é pequena, grande, individual, isolada, fechada, escura, descontínua, tímida, surda – uma prisão; e o silêncio é cego, ousado, censurado, espaço em branco.

 

Nasci Nasci, ou de como Lilith exige o Paraíso e solta nele novas criaturas, organismos que se assemelham à vida e à morte; novas criaturas tecnológicas que imitam a natureza, que vivem graças a ela e morrem por essa sua condição - prótese entre natureza e seres humanos, que permite diálogo e não apenas mais um fardo; pequenos protótipos que abraçam os corpos e não apenas recipientes. Teremos ainda tempo para reparar todos os laços quebrados? Nasci Nasci significa algo nascido na Natureza e evoca uma nova relação. Explora o que aconteceria se colocássemos um novo organismo tecnológico dentro da natureza, e de que forma poderia um sistema beneficiar o outro, como simbiose perfeita; um sistema inspirado pelos processos naturais, pelo invólucro bacteriano, num design semelhante a um esqueleto que realiza movimentos com um mínimo de energia. O projeto propõe a criação de três criaturas robóticas que serão ativadas pela circulação de energia. O sistema (depósitos, tubos e criaturas) será exibido num envolvimento de espaço adequado e irá interagir com as plantas e os visitantes, evocando a sugestão de um futuro próximo onde se tornará possível vivermos em constante diálogo com o ambiente.

ERROR-43 face

Sobre Error43


ERROR-43 é uma ideia aberta onde a autoria não tem qualquer relevância, apenas a operatividade da ação, onde os trabalhos podem ser feitos por uma, duas ou infinitas pessoas, a única regra pré-estabelecida na pesquisa é o estudo sobre a perceção do espaço utilizando a tecnologia, o estudo do nosso corpo como um dispositivo de perceção, a ponte que conecta o espaço físico e o ciberespaço. Através de diversas pesquisas pessoais trabalham uma pesquisa coletiva que é o ERROR-43, um arquivo de experiências e pensamentos de diversos indivíduos e máquinas com o intuito de criar uma linguagem comum e destruir a separação entre o mundo virtual e o mundo “real”.

 


APRESENTAÇÃO