Miguel Boim - O Caminheiro de Sintra - Banner II - cópia

O CAMINHEIRO DE SINTRA (passeios pedestres noturnos)


  • Locais de encontro: 3 de agosto, às 20H30,Jardim da Correnteza 4 de agosto, 20H30, Quinta da Regaleira É necessário inscrição prévia para producaoaurafestival@gmail.com

Sexta-feira, 3 de Agosto de 2018: "Sob a Luz do Romantismo"

Ponto de encontro: Miradouro da Correnteza

Sábado, 4 de Agosto de 2018: "Sombras de Outros Séculos"

Ponto de encontro: Quinta da Regaleira 

Duas noites em que os olhos dos viventes contemporâneos espreitarão passados com outros hábitos e outros olhos. Utilizando a luz e a sombra em palavras cadenciadas pela penumbra e pela paisagem, estes dois passeios procuram o pulsar da fantasia; as ténues luzes do século XIX em Sintra (noite de 3 de Agosto), e a sombras de épocas mais distantes e mais ocultas da vista e da luz do presente (na noite de 4 de Agosto). 

As vivências de algumas figuras históricas (ora conhecidas dos livros, ora conhecidas apenas de escritos anónimos e íntios) serão evocadas através de trechos das suas vidas, entrelaçando improvisos com a paisagem e com as instalações artísticas do AURA - uma forma única de viajar até ao passado de Sintra. 


MIGUEL BOIM / O CAMINHEIRO DE SINTRA


Miguel Boim – conhecido também como "O Caminheiro de Sintra" – é escritor, investigador, e contador de histórias da História de Sintra. Nasceu em Lisboa em Agosto de 1978. Em 2007 inicia a escrita das memórias vividas na Serra de Sintra, num blog ao qual chamou "O Caminheiro de Sintra", pseudónimo que doravante utilizaria nas suas publicações sobre Serra e Vila. Em 2013 começa a escrever guiões e a realizar visitas diurnas e nocturnas à Serra de Sintra, para isso contribuindo os vários projectos em que esteve e está envuelto. Autor do livro Sintra Lendária. Desde 2015 escreve mensalmente artigos para o Jornal de Sintra e tem sido presença habitual nas escolas do concelho de Sintra para a sensibilização do património material e imaterial junto dos alunos, com o seu projecto “As Lendas de Sintra e os Ratos de Biblioteca”, levado a cabo através da Câmara Municipal de Sintra.