GAIA, do artista inglês Luke Jerram, é a primeira obra confirmada no AURA Sintra 2019. Entre 1 e 4 de Agosto, em Sintra, vamos ver a Terra em três dimensões, a flutuar frente ao nosso olhar. 

Com sete metros de diâmetro, GAIA mostra imagens detalhadas da NASA da superfície terrestre e, ao olhá-la, ouvimos também uma composição especialmente criada por Dan Jones, compositor já galardoado com nos BAFTA. 

A instalação cria uma sensação denominada de Overview Effect, semelhante à experimentada pelos astronautas quando olham a Terra a partir do espaço. Os traços desta experiência, para os astronautas, são um sentimento de maravilhamento pelo nosso planeta, uma profunda compreensão da interconexão entre toda a vida no planeta e um renovado sentido de responsabilidade pelo cuidado com o ambiente natural. 

A prática multidisciplinar de Luke Jerram envolve a criação de esculturas, instalações e projectos de live art. Residente no Reino Unido, mas a trabalhar internacionalmente desde 1997, Luke Jerram tem criado um conjunto extraordinário de projectos artísticos que inspiraram pessoas em todo o mundo e é sobretudo conhecido pelos seus trabalhos de grandes dimensões de arte em espaços públicos. 

GAIA foi criada em parceria com o NERC Natural Environment Research Council, a Bluedot e a britânica Association for Science and Discovery Centres